Páginas

domingo, 20 de abril de 2008

Sobre Moda - Individual x Plural


Tribo do hip hop: Eua e Japão, ontem e hoje. Iguais muiiiiito diferentes, né?


Moda...........palavrinha em voga nesses nossos atribulados dias. Fênomeno cultural e paradoxal como todas as manifestações estéticas e linguagens do nosso amado mundo contemporâneo. A moda, no sentido mundão (como diria Maria Prata), é uma ferramenta essencial na construção da identidade dos indivíduos. Através das roupas, acessórios, make, cabelo, atitudes e tudo mais, você conversa (ou briga feio) com seu corpo e constrói o seu "eu público", ou seja, quem você quer ser diante da sociedade. Como os corpos são TODOS diferentes, as roupas passam mensagens diferentes, não importa se tá todo mundo usando skinny jeans, ankle boot ou chapéu, cada um, cada um. Se você é magrinha, loirinha do cabelo Gisele Bundchen e tá com um bolsão do seu tamanho, uau que moderna!, se tá acima do peso e mal se equilibra no maldito saltinho da bota, mas não resisitiu porque o modelito está em TODAS as revistas de moda, aii que wannabe!.... Se liga, porque o que você coloca, ou não, no seu corpinho para sair por aí diz tudo sobre você. Mas, além do recorte individual, e tão importante quanto ele, tem o recorte das tribos, "diga com quem andas e te direi o que você veste". A roupa também te ajuda na sensação de pertencimento, é um dos signos dos grupos. Na década de 90, e até bem comecinho do 00, dava pra identificar a que tribo alguém pertencia só de olhar o uniforme, digo, a roupa. Hoje em dia, para usar Ted Polhemus (prometo um post giga sobre ele) e seu "supermercado de estilos", já não é tão fácil, você pode ter identidades múltilpas, pertencer à várias tribos ao mesmo tempo e comunicar isso através da vestimenta. Ir trabalhar patricinha, ir pra balada de muderna e sair pra garimpar no brechó na manhã seguinte. Adoráveis tempos modernos.....

3 comentários:

Beta Germano disse...

Adoravel e paradoxal modernidade!

amei o post...temos que desevolver o tema durante um lanche no cafeína...

dá uma olhada no post "o que importa é quem veste" do jaune.

bjbj
beta
http://amarelojaune.blogspot.com/

Fê Resende disse...

ei, carol! passei por aqui pra conhecer e AMEI! acho incrível a idéia do texto, mais incrível ainda se você resolver desenvolver essa idéia saindo do óbvio (que é o que todo mundo - a gente também! - já faz): eu vi que vc tem mil links ali do lado do afroreggae, da cooparoca, do projeto arrastão.... apresenta esse mundo pra gente através da moda dele, carol?!?? que não tem nada mais autêntico, masi brasileiro, mais criativo, mais cheio de identidade e ao mesmo tempo mais escondidinho do que esse mundo. (é impressão minha? eu é que sou alienada?)juro, eu adoraria conhecer! e vou voltar mil outras vezes aqui, tenho certeza! =)

Carol Delgado disse...

Oi Fê,

que bom que vc gostou da abordagem, a idéia do blog é essa, mostrar um pouquinho mais do que acontece quando a moda encontra a antropologia e a periferia (por incrível que pareça, foram elas que me levaram até a moda!!)