Páginas

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Na estante: Tropicália ou Panis et circencis

Leitura da boa: o livro de Ana Oliveira, Tropicália ou Panis et Circencis, da editora Iyá Omin. Convidados ilustres fazem interpretações livres do disco que marcou a história cultural do país. Que eu amo tem Hermano Vianna ("Miserere Nobis"), Jorge Mautner ("Hino do Senhor do Bonfim"), Gringo Cardia ("Baby") e assume vivid astro focus ("Panis et Circencis"). E que eu descobri e achei lindo também tem o Leandro Feigenblatt (com uma xilogravura para "Coração Materno", de Vicente Celestino.

O formato é incrível, um livrão lindo, com adaptações das artes, abriga os ensaios. Além disso, 12 cartazes garantem intervenções que resgatam a memória plástica do movimento. Era de se esperar um trabalho tão incrível, afinal de contas, Ana pesquisa o tem há 12 anos e tem um acervo gigante de informações e imagens que compartilha no site, desde 2000. Dá pra achar nas melhores livrarias, por R$153.

Dica: aprecie ouvindo o disco no último volume! "Você precisa aprender inglês/Precisa aprender o que eu sei/ E o que eu não sei mais..."

Nenhum comentário: