Páginas

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

De onde surgem as nossas vontades?

(este texto não vai fornecer respostas concretas, apenas algumas divagações sobre o tema...)

Arrebatada por uma louca vontade de usar saias longas e longuetes nas últimas semanas -estimulada por esta lindinha da coleção nova da FARM, e no dia de hoje por este post da Oficina de Estilo no face - eu fiquei me indagando de onde teria surgido esta vontade que a primeira vista não combina exatamente com meu arsenal de tênis brutos de cano alto.

Daí fiquei pensando: virei fashion victim ou deixei de ser limitadinha e me permiti passear por novas direções? (o engraçado é que uma ideia é o oposto absoluto da outra, né?). Daí lembrei das aulas de antropologia, do Bourdieu e todo seu sistemas de habitus e ethos que incluem a imitação da "classe dominante".

Mas vem cá, hoje em dia quem domina a moda? E quem é dominado por ela? A moda vem da rua? A rua (e as lojitas fast fashion) dão seu jeito de copiar as "tendências passarelísticas"? Com o hi-lo bombando, o mix de estampas liberado pra sempre, ainda tem "do" e "don´t" valendo?





Parece fácil de responder e a primeira defesa todo mundo vai dizer "meu estilo é esse, por isso jamais usaria isso", "ah, todo mundo tá usando onça agora, eu que uso a vida toda vou esperar 3 meses pra voltar a usar" e coisas assim....




As fontes de informação relacionadas a moda, design, beleza parecem inesgotáveis, ou seja, qualquer um com um mínimo de noção (e segurança) de estilo próprio faz a festa. Mas como nem toda informação é bem redigida (= na verdade a maioria da galera ainda se amarra no "use isso" e "jamais use aquilo", não é não?) e nem todo mundo nasceu fashionista a questão não é das mais fáceis.




Enfim, tô só pensando aqui com meus botões, e enquanto escrevo penso em que saia usar amanhã :)

Nenhum comentário: